Artefacto

 Fase de Desenvolvimento do Artefacto (ver Figura): 

• Desenho do Artefacto: abarca o desenho do sistema ou aplicação computacional, considerando todos as suas partes, de qualquer índole (mecânico, eletrónico, materiais, etc.), que irão instanciar o artefacto final. Inclui o desenho da arquitetura, da interface e da interação do sistema, assim como a seleção de tecnologia para a sua implementação ou ainda a conceção e desenho do cenário de exposição ou fruição. 

• Implementação do Artefacto: abarca a implementação concreta do próprio artefacto. Esta atividade integra tarefas tais como a programação de sistemas e aplicações, teste e debugging, assim como, integração de tecnologia e a implantação final do artefacto como obra terminada, podendo ser realizada com o apoio de uma equipa interdisciplinar de informáticos e artistas digitais. 

• Planeamento da Exposição do Artefacto: abarca as questões relacionadas com o planeamento e a montagem da exibição do artefacto. Trata-se do estágio final da concretização da obra, onde o artefacto é disponibilizado perante um determinado público. Esta fase inclui aspetos relacionados com a organização do espaço de exposição, a logística das diferentes componentes, ou a contextualização/integração do artefacto no todo da exposição, de acordo com um determinado plano curatorial. 

(Marcos, p.136-137, 2017)


fonte: https://doi.org/10.21814/rlec.182

Fonte: Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 4, n. 1, 2017 136 Artefacto computacional: elemento central na prática artística em arte e cultura digital. Adérito Fernandes Marcos

Comentários